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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorMaciel, Joelma Alves de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-07-21T20:32:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:00Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationMACIEL, Joelma Alves de Carvalho. Alunos-trabalhadores do curso noturno de Pedagogia da UFRJ: reflexões sobre suas vivências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14614-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior noturnopt_BR
dc.subjectEducação e trabalhopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAlunos-trabalhadores do curso noturno de Pedagogia da UFRJ: reflexões sobre suas vivênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Valentim, Igor Vinicius Lima-
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Palma da-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta como tema principal as reflexões sobre as vivências dos alunos trabalhadores do curso noturno de Pedagogia da UFRJ e as dificuldades enfrentadas na formação acadêmica concomitante ao trabalho, tendo como objetivos principais reconhecer a importância das duas funções e analisar seus desafios para a conclusão do curso. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e com instrumento de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada através de um questionário previamente estruturado, respondido por 12 discentes do curso noturno de Pedagogia da UFRJ. O trabalho está organizado em dois capítulos. No primeiro, analisa-se o contexto histórico da Pedagogia no Brasil, bem como a implementação do turno noturno e, em seguida, o processo de formação da UFRJ e seu curso de Pedagogia. No segundo capítulo, foi dedicado à análise do questionário de 12 discentes, com ênfase nas histórias e desafios apresentados. Por fim, nas considerações finais defende-se que é necessária uma reflexão por parte da legislação e do Estado no que diz respeito ao aluno trabalhador. Cabe à instituição responsável por esses discentes compreender as suas necessidades, para que obtenham êxito em seu processo de formação mesmo diante dos desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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