Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14631
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Ketellyn Aparecida Maciel da |
Advisor: | Silva, Sergio Luiz Baptista da |
Abstract: | A bissexualidade tem sido historicamente apagada por não se encaixar no binário da heterossexualidade/homossexualidade (LEWIS, 2012), com o apagamento sendo refletido também na falta de literatura sobre a bissexualidade e especialmente sobre bissexualidade na escola. Além disso, o preconceito contra bissexuais ainda é presente tanto na sociedade como no âmbito escolar, afetando diretamente os estudantes. Dessa forma, essa monografia tem como objetivo analisar porque ocorre o apagamento da bissexualidade na escola, compreendendo também a bissexualidade com suas mudanças históricas, a estrutura monossexista que causa o preconceito contra bissexuais e apresentar possíveis medidas para aumentar a visibilidade da bissexualidade na escola. Para fazer essa análise, tenho como referencial Butler (1990), Eisner (2013), Lewis (2012) e Louro (2018). A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, com levantamento sobre a literatura brasileira sobre bissexualidade e análise de 10 artigos em inglês do jornal acadêmico Journal of Bisexuality sobre bissexualidade na escola. Como resultado, a literatura internacional aponta que a estrutura monossexista resulta em um espaço escolar em que os estudantes não se sentem seguros, sofrem violência e têm sua sexualidade deslegitimada, sendo necessário que discussões sobre bissexualidade seja incluída no currículo e os professores estejam preparados para discuti-la, criando um espaço seguro para estudantes bissexuais. |
Keywords: | Bissexualidade Estudantes Monossexismo Sexualidade |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 8-Sep-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Ketellyn Aparecida Maciel da. Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KSilva.pdf | 436.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.