Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14633
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Práticas antirracistas: desafios e reflexões acerca da inserção das estudantes negras de Pedagogia da UFRJ nos diferentes campos de atuação da profissão
Author(s)/Inventor(s): Torres, Maria Julia Barbosa
Advisor: Heringer, Rosana
Abstract: Esse trabalho objetiva analisar e refletir sobre o currículo do curso de Pedagogia da UFRJ e seu alinhamento aos processos de inserção nos campos práticos de atuação do Pedagogo, identificando possíveis reflexos do racismo institucional. Tenta compreender o pequeno número de estudantes de Pedagogia atuando fora de espaços escolares formais, dando enfoque à estudantes negras. A pesquisa se realizou através da análise de dados de alunas autodeclaradas negras, dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais precisamente na Faculdade de Educação. Argumenta inicialmente, que há uma defasagem entre este perfil de estudante e a atuação fora de espaços escolares, sabendo que o curso de Pedagogia abrange diversos campos de atuação. Procura observar se há um não incentivo da universidade na atuação do Pedagogo em outros campos que não sala de aula. Para além disso, procura evidenciar a importância do incentivo no reconhecimento e na atuação do pedagogo em todos espaços profissionais, para evitar a segregação de corpos negros, sobretudo de mulheres, em determinados espaços do mercado de trabalho. Aponta também a importância da valorização do estágio não obrigatório, tanto na atuação do estudante nos distintos campos da Pedagogia, como para a permanência de estudantes provenientes de ações afirmativas, que em sua maior parte são negros, e que compõem grande parte dos alunos matriculados no curso. Levando em conta que mais de 80% das vagas do curso Pedagogia são ocupadas por mulheres, o estudo irá focar no gênero feminino, salientando questões de raça e classe.
Keywords: Pedagogia
Negras
Racismo institucional
Estágio supervisionado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jun-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TORRES, Maria Julia Barbosa. Práticas antirracistas: desafios e reflexões acerca da inserção das estudantes negras de Pedagogia da UFRJ nos diferentes campos de atuação da profissão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTorres.pdf439.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.