Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14642
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior |
Author(s)/Inventor(s): | Moreira, Rachel Gercina de Sousa |
Advisor: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Abstract: | Este projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura. |
Keywords: | Educação inclusiva Educação do surdo Ensino superior |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 31-Aug-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RMoreira.pdf | 398.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.