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dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorConceição, Ana Beatriz de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-28T22:15:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:01Z-
dc.date.issued2021-05-12-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ana Beatriz de Oliveira. A importância do conflito na educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14651-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.titleA importância do conflito na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Corsino, Patrícia-
dc.contributor.referee2Chaves, Jacqueline Cavalcanti-
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado A importância do conflito na educação deriva das experiências vividas no cotidiano escolar e as diferentes perspectivas em relação ao conflito e suas resoluções. O objetivo central é compreender o conflito em sua forma interindividual, aquela que se estabelece nas relações com o outro. Com Piaget, delineia a importância do conflito na construção dos valores morais dos indivíduos. A educação moral visa à formação da autonomia. A partir do olhar do educador para as situações de conflito e do ambiente sócio moral construído, é possível que a criança desenvolva a sua moralidade, autônoma ou não. Com Freud, de outra forma, o educador encontra o conceito de educação para a realidade, realidade do desejo e do conflitivo como constituinte. A pesquisa usou como fundamentação teórica a obra “O Juízo Moral na Criança” de Jean Piaget e textos selecionados da obra freudiana, como “O mal-estar na Civilização” e “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Pôde-se concluir que a importância de buscar uma atuação que tenha como base a compreensão da moralidade por Piaget é fundamental para a ação do educador diante da resolução de conflitos, visto que quando se trabalha o conflito, ele gera conhecimento e reflexão, possibilitando a formação de crianças autônomas, como propõe a educação moral. Para Freud, não há propriamente uma resolução de conflitos, mas uma educação que acolha o conflito não como erro, sim como cerne do humano. Ambos os autores, clássicos para a educação, de diferentes modos, vão apontar para a centralidade da consideração do conflito na prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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