Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.authorSilva, Chayeny Andrade Moreira da-
dc.date.accessioned2021-07-28T22:43:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:01Z-
dc.date.issued2021-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14653-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleOs olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moehlecke, Sabrina-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoO presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSilva.pdf379.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.