Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14655
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Danielle Christina Pereira
Advisor: Santos, Núbia de Oliveira
Abstract: O presente estudo é resultado das minhas análises e observações sobre o lugar da brincadeira e como ela acontece na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Parto das minhas vivências e experiências para refletir sobre a brincadeira na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Desta forma, algumas questões norteiam esse trabalho: como se dá esta transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental? Como a brincadeira está presente nessa transição? Qual é a importância do brincar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental? Os autores que me ajudaram nessa reflexão são: Flávia Motta, Levi Vigotski, Maria Silvia da Rocha, Lucia Rabello de Castro, Tizuko Morchida Kishimoto e Sonia Kramer. Entendendo a ludicidade como fundamental para o desenvolvimento infantil, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, encontrei distanciamento dessa perspectiva na passagem de um segmento para o outro. Percebi também que mesmo na Educação Infantil o lugar do brincar como eixo ainda é um desafio.
Keywords: Educação infantil
Ensino fundamental
Ludicidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Danielle Christina Pereira. Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DRibeiro.pdf372.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.