Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14661
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Influência de elementos gráficos de rótulos de iogurtes sobre a expectativa de aceitação e respostas emocionais de consumidores
Author(s)/Inventor(s): Carneiro, Amanda Menescal
Advisor: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Co-advisor: Gutarra, Melissa Limoeiro Estrada
Abstract: Consumidores estão cada vez mais exigentes buscando produtos com os quais se identificam, com isso há a necessidade da utilização de informações e imagens nos rótulos para atrair e conquistar compradores. No entanto, estas informações e imagens devem estar de acordo com as características do produto oferecido, ou podem causar frustração, diminuindo a aceitação do consumidor. O presente estudo verificou elementos gráficos em rótulos de iogurte com adição de concentrado proteico de soro de leite criadas a partir de rótulos comerciais e sua influência sobre o público geral e o público-alvo. Primeiramente, foi aplicado um questionário online para verificar em 8 rótulos quais fatores são significativos através de um planejamento fatorial fracionado 2 4-1 através de dados de expectativa de aceitação e intenção de compra. Considerando os fatores significativos, foram criadas 8 novos rótulos, incluindo todas as combinações entre os fatores, das quais foram obtidos os dados de expectativa de aceitação e emoções provocadas em consumidores pela lista de termos do EsSense Profile® através do Check-All-That-Apply (CATA). Verificou-se, no primeiro questionário, que a fonte, imagem indicativa de sabor e imagem de vaca e, no segundo, que determinado tipo de fonte e interação entre imagens afetam a expectativa de aceitação. Os rótulos com características menos atrativas foram associados à emoção Desinteressado. Além de que os fatores significativos e associações dos produtos com emoções podem mudar a depender do comportamento do consumidor.
Keywords: Análise sensorial
Rótulos
Emoções
Planejamento fatorial
Segmentação
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia de Alimentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMCarneiro.pdf953.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.