Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14702
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dc.contributor.advisorAbreu, Marcos Lopes de-
dc.contributor.authorSantos, Margarete Machado dos-
dc.date.accessioned2021-08-03T12:00:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Margarete Machado dos. Restauro como ferramenta para a preservação da memória, usando como estudo de caso a intervenção realizada na obra Alter Seebär (1968), atribuída à artista plástica Doris Homann. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14702-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoris Homannpt_BR
dc.subjectSimbologia do objetopt_BR
dc.subjectManutenção da memóriapt_BR
dc.subjectFeira da praça XVpt_BR
dc.titleRestauro como ferramenta para a preservação da memória, usando como estudo de caso a intervenção realizada na obra Alter Seebär (1968), atribuída à artista plástica Doris Homannpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoTento em vista que os acontecimentos são fluidos e nossa memória, muitas vezes, é imprecisa, necessitamos de certas referências para conservar e acessar mais facilmente as nossas lembranças. Recorremos a objetos (cartas, documentos, locais etc.), na tentativa de eternizar os momentos na nossa memória. Contudo, quando um objeto perde sua função, é descartado ou descaracterizado, certas recordações podem ser “desbotadas”. Dessa maneira, pesquisa-se sobre os possíveis impactos de realizar o movimento contrário, apresentar um objeto que passou pelo processo de “esvaziamento de sentido” e reapresentá-lo a um contexto ao qual pertencia ou que incite recordações. A fim de demonstrar a conservação e a restauração de bens culturais móveis como um elemento de preservação e manutenção de narrativas históricas, apresento a intervenção realizada, em 2015, na obra Alter Seebär. No decorrer do trabalho, é explicitado a trajetória deste desenho e a síntese da vida e obra da autora, Doris Homann. A abordagem metodológica contou com pesquisa de campo, visitas a acervo particular e levantamento bibliográfico. Diante disso, verifica-se que um objeto pode suscitar a recordação de lembranças de um ente querido, de um fato que jazia no emaranhado das lembranças. Dessa maneira, constata-se que o profissional Conservador Restaurador, ao revalorizar um bem cultural, pode contribuir para reiterar narrativas ou alterá-las, contribuindo de forma ativa e fundamental para a manutenção da memória individual ou coletiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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