Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14732
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da percepção do impacto ambiental do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pelo agricultor na cidade de Paty do Alferes - RJ
Author(s)/Inventor(s): Mendonça, Samira Gomes dos Santos
Advisor: Kamiyama, Carolina Martins
Abstract: O cidade de Paty do Alferes (RJ) tem como principal atividade econômica a agricultura sendo considerado maior produtor de tomate do Estado do Rio de Janeiro e 3º do Brasil. Na agricultura o agrotóxico é amplamente utilizado principalmente no cultivo convencional para combate de pragas e doenças. O presente estudo teve como objetivo principal, verificar a percepção que o agricultor têm sobre o impacto ambiental do agrotóxico no meio ambiente e na saúde, por meio da aplicação de um questionário estruturado com perguntas de múltipla escolha e discursivas. Através do estudo perceptivo é possível entender a interação do indivíduo com o seu meio. Os resultados apontam que embora reconheçam os riscos que correm ao utilizar agrotóxicos, os agricultores não cogitam a possibilidade de deixar de usar e por falta de recursos financeiros não migram para o cultivo controlado onde se utiliza menos agrotóxicos.
Keywords: Meio ambiente
Agroquímicos
Impactos ambientais
Fazendeiros
Paty dos Alferes (RJ)
Environment
Agrochemicals
Environmental impacts
Farmers
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDONÇA, Samira Gomes dos Santos. Análise da percepção do impacto ambiental do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pelo agricultor na cidade de Paty do Alferes - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SGSMendonça.pdf806.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.