Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14733
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Logística reversa aplicada em descartes de medicamentos no município de Volta Redonda-RJ: uma análise comportamental frente à necessidade da preservaçao da saúde humana e ambiental
Author(s)/Inventor(s): Siqueira, Soraia da Penha Maia de Carvalho
Advisor: Vargas, André Luiz Vasconcellos
Abstract: O consumo intenso de medicamentos e suas embalagens geram uma alta demanda de lixo. Esta produção de resíduos é causadora de poluições no solo, na água, no ar; contaminações na fauna e flora, assim, prejudicanto consideravelmente o meio ambiente e a própria condição de existência do ser humano. Regulada pela lei nº 12.305 de 2010, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a logística reversa é estabelecida como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico composto por procedimentos que visam à coleta e devolução dos resíduos sólidos aos fornecedores empresariais, a fim de que estes possam reutilizar ou promover o descarte ambientalmente adequado dos materiais. Realizou-se uma pesquisa com 271 habitantes de Volta Redonda, RJ, para averiguar como estas lidam com os medicamentos vencidos ou em desuso. Constatou-se que 98% das pessoas tem medicamentos em casa e elas não sabem como proceder corretamente com os medicamentos vencidos ou em desuso descartando-os erroneamente (64%), sendo que a maioria (48%) o faz no lixo caseiro, Metade dos entrevistados acredita que o descarte que eles mesmos realizam podem causar problemas e destes, 99% associaram a problemas ambientais. Apenas um entrevistado relacionou a problemas sociais e 9% associaram a problemas ambientais, sociais e econômicos, logo, há de certa forma consciência da gravidade deste ato. Porém, 73% dos entrevistados não foram informados quanto ao método de descarte correto dos medicamentos, ou seja, a maioria descarta incorretamente por não saberem como fazer da forma adequada. Assim, faz-se necessário o conhecimento e conscientização de que o descarte de medicamentos deve ser feito em farmácias, as quais deverão recebê-los e direcioná-los através de uma logística reversa para um descarte correto sem danos ao meio ambiente.
Keywords: Medicamentos
Eliminação de resíduos
Meio ambiente
Comportamento
Risco à saúde humana
Volta Redonda (RJ)
Drugs
Refuse disposal
Environment
Behavioral
Health risks
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SIQUEIRA, Soraia da Penha Maia de Carvalho. Logística reversa aplicada em descartes de medicamentos no município de Volta Redonda-RJ: uma análise comportamental frente à necessidade da preservaçao da saúde humana e ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPMCSiqueira.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.