Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPonte, Raquel Ferreira da-
dc.contributor.authorDuarte, Clarissa Araujo-
dc.date.accessioned2021-08-09T10:22:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDUARTE, Clarissa Araújo. Criakit material de incentivo ao ensino das artes na infância. 2020, 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14740-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMaterial paradidáticopt_BR
dc.subjectIncentivo ao aprendizadopt_BR
dc.titleCriakit material de incentivo ao ensino das artes na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA educação e o ensino das Artes no Brasil passaram por muitas mudanças estruturais antes de se tornar um componente curricular obrigatório nas escolas. Somadas a essas mudanças, a falta de incentivo, ensino, investimento e a não valorização da arte como campo de trabalho e de fruição no país fizeram com que parte dos alunos estudasse essas disciplinas durante o ano letivo sem experimentar as ricas contribuições que a arte pode oferecer em suas vidas. O presente trabalho de conclusão de curso visou à criação de um material paradidático que auxilie e incentive o aluno a ter um papel ativo, como autor de seus trabalhos, gerando um sentimento de orgulho e valorização de suas criações, direcionado para escolas públicas e particulares, pois disponibiliza os materiais que o estudante necessita para sua prática. Durante seu desenvolvimento, foram estudadas metodologias projetuais e feitos levantamentos de dados que auxiliaram a pensar e viabilizar o projeto da melhor forma possível como: questionários e entrevistas com professores do Ensino Fundamental I e uma empresa que tem objetivo semelhante a este projeto, além do levantamento de planos de curso dos colégios dos professores entrevistados. O resultado foi o material de atividades propostas chamado CRIAKIT que conta também com uma plataforma online para divulgação dos trabalhos dos alunos. Apesar de futuramente pretender-se desenvolver um trabalho que alcance os demais anos letivos, a primeira edição do kit contém cartas com atividades e jogos didáticos baseados no plano curricular do 5o ano do Ensino Fundamental, público-alvo escolhido para se trabalhar, pois já são crianças alfabetizadas e que tem uma visão de mundo mais ampla. O kit visa estimular o interesse e aprendizado das Artes, gerando, a partir das atividades, o sentimento de orgulho de ser o autor de suas próprias obras artísticas, afinal, a criatividade e a arte são algo que devem ser exploradas e incentivadas ao longo de toda vida escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CADuarte.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.