Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14740
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ponte, Raquel Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Duarte, Clarissa Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T10:22:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Clarissa Araújo. Criakit material de incentivo ao ensino das artes na infância. 2020, 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14740 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Material paradidático | pt_BR |
dc.subject | Incentivo ao aprendizado | pt_BR |
dc.title | Criakit material de incentivo ao ensino das artes na infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação e o ensino das Artes no Brasil passaram por muitas mudanças estruturais antes de se tornar um componente curricular obrigatório nas escolas. Somadas a essas mudanças, a falta de incentivo, ensino, investimento e a não valorização da arte como campo de trabalho e de fruição no país fizeram com que parte dos alunos estudasse essas disciplinas durante o ano letivo sem experimentar as ricas contribuições que a arte pode oferecer em suas vidas. O presente trabalho de conclusão de curso visou à criação de um material paradidático que auxilie e incentive o aluno a ter um papel ativo, como autor de seus trabalhos, gerando um sentimento de orgulho e valorização de suas criações, direcionado para escolas públicas e particulares, pois disponibiliza os materiais que o estudante necessita para sua prática. Durante seu desenvolvimento, foram estudadas metodologias projetuais e feitos levantamentos de dados que auxiliaram a pensar e viabilizar o projeto da melhor forma possível como: questionários e entrevistas com professores do Ensino Fundamental I e uma empresa que tem objetivo semelhante a este projeto, além do levantamento de planos de curso dos colégios dos professores entrevistados. O resultado foi o material de atividades propostas chamado CRIAKIT que conta também com uma plataforma online para divulgação dos trabalhos dos alunos. Apesar de futuramente pretender-se desenvolver um trabalho que alcance os demais anos letivos, a primeira edição do kit contém cartas com atividades e jogos didáticos baseados no plano curricular do 5o ano do Ensino Fundamental, público-alvo escolhido para se trabalhar, pois já são crianças alfabetizadas e que tem uma visão de mundo mais ampla. O kit visa estimular o interesse e aprendizado das Artes, gerando, a partir das atividades, o sentimento de orgulho de ser o autor de suas próprias obras artísticas, afinal, a criatividade e a arte são algo que devem ser exploradas e incentivadas ao longo de toda vida escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CADuarte.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.