Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMacedo, Joana da Costa-
dc.contributor.authorCosta, Gabriele Braga-
dc.date.accessioned2021-08-12T13:03:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabrielle Braga. Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14771-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSciences teachingpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectThinkingpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleConcepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAs concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista, centrado na transmissão e recepção de conceitos. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes e/ou mudança conceitual, comparamos as visões de alunos de primeiro ano de Ensino Médio anterior e posteriormente a uma intervenção pedagógica baseada no Curso de Férias realizado no IBQM/UFRJ, acerca das questões gerais sobre ciência, visão do cientista, atividade científica e experimentação, por meio de aplicação de um questionário aberto. Observamos que, mesmo com a intervenção, mantêm-se, na maioria das vezes, semelhantes concepções entre os grupos de estudantes, demonstrando características estereotipadas conduzidas por visões deformadas da ciência. Neste sentido, um resultado interessante obtido neste trabalho foi em massa uma mudança na concepção do trabalho e do ser cientista, reduzindo a porcentagem da visão individualmente elitista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GBCosta.pdf648.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.