Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14778
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Nutrição e alimentação nos livros didáticos do ensino fundamental e percepção da alimentação saudável |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Deisiane Abreu de |
Advisor: | Fernandes, Paola Cordeiro |
Abstract: | Ao se falar em livro didático é pouco perceptível os caminhos pelo qual ao longo da história da educação foram trilhados para que hoje tenhamos um material adequado, estruturado e que entende os processos de aprendizagem individuais. No Brasil, o livro didático é o mais difundido, gerando uma indústria de milhões de cópias, o governo federal é o responsável por gerar os fundos para compra, visto que, é impossível estatisticamente, a população ter contato com uma literatura atualizada e de qualidade que garanta ao educando níveis de criticidade, informação e cientificidade. A educação nutricional tem de ser incluída dentro dos quesitos abordados em educação em saúde para assegurar hábitos saudáveis desde a infância. Como a maioria das escolas segue o livro didático como principal referencial para o ensino, e este influindo diretamente no processo de ensino aprendizado, deve trazer informações que possibilitem ao educando entendimento sobre sua alimentação e qualidade de vida, aspectos como alimentação desbalanceada, sedentarismo e hábitos alimentares. Mediante análise de trabalhos apresentados na área com o mesmo tema, vemos a atualidade e necessidade de discussão da nutrição e educação para saúde, que deve ser bem construída desde a infância. Noções primordiais de higiene pessoal, coletiva e com os alimentos para bom desenvolvimento físico, intelectual e psíquico. O trabalho em questão não se fixa em dizer se tais livros são “bons ou ruins”, mas vê como necessidade de investigação que através do aprendizado, o educando tenha uma ideia completa sobre alimentação saudável. Portanto, é de extrema importância que o professor se atente e perceba os desafios de uma aprendizagem significativa. |
Keywords: | Livro didático Ensino fundamental Nutrição Dieta saudável Ensino e aprendizagem Textbooks Elementary School Nutriton Diet, healthy Teaching and learning |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Deisiane Abreu. Nutrição e alimentação nos livros didáticos do Ensino Fundamental e percepção da alimentação saudável. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DASouza.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.