Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14781
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O "preço" que se paga para ser instagramável
Author(s)/Inventor(s): Montenegro, Eduarda Soares Brandão
Advisor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Abstract: Nesse trabalho tem-se como objetivo compreender o uso de filtros do Instagram como meio de autorrepresentação de meninas adolescentes e sua relação com a autoestima e a cirurgia plástica, tendo em vista a exposição diária delas a imagens padronizadas de influenciadoras. Além disso, buscou-se entender o que motiva a adoção dessas ferramentas e, em que medida, elas são capazes de suscitar nas meninas o desejo de alterar características de sua aparência. Por sua vez, além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas em profundidade com 9 (nove) adolescentes, entre 14 e 17 anos, usuárias ativas da plataforma. A partir dos resultados, inferiu-se que a aplicação de filtros nas imagens é permeada pelo culto a beleza, configurando-se como uma obrigação velada. Portanto, o uso de filtros é um fator determinante para o interesse pela cirurgia plástica, apesar de não ser o único.
Keywords: Instagram
Cirurgia plástica
Adolescentes
Filtros do Instagram
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTENEGRO, Eduarda Soares Brandão. O "preço" que se paga para ser instagramável. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMontenegro.pdf606.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.