Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14807
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A previdência social brasileira pelo prisma da proteção social: impactos da última reforma sobre a pobreza e a vulnerabilidade
Author(s)/Inventor(s): Martins, Daniel de Lima
Advisor: Gentil, Denise Lobato
Co-advisor: Ferrari, Mirelli Malaguti
Abstract: A discussão acerca da previdência social brasileira reiteradas vezes, sobretudo em momentos de reforma, limita-se ao seu custo fiscal e ignora uma de suas mais importantes dimensões: a proteção social. Muito além de um seguro não-atuarial, a previdência social pretende proteger de riscos sociais todos os cidadãos em situação de insuficiência de renda. Este trabalho tem por objetivo enfatizar essa dimensão por meio da apresentação de dados empíricos e do arcabouço teórico e histórico que sustenta esse modelo previdenciário, em contraste com a última reforma derivada da PEC 06/2019. A partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-18, foram estimados índices de pobreza na ausência e presença de rendimentos provenientes do INSS (aposentadorias, pensões e BPC). Os resultados revelaram que o núcleo previdenciário brasileiro, em conjunto com o BPC, da assistência social, contribui para contenção da pobreza de mais de 25 milhões de brasileiros, dos quais quase 80% estariam em extrema pobreza.
Keywords: Previdência social
Seguridade
Reforma da previdência
Pobreza
Vulnerabilidade
Social security
Security
Welfare reform
Poverty
Vulnerability
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Daniel de Lima. A previdência social brasileira pelo prisma da proteção social: impactos da última reforma sobre a pobreza e a vulnerabilidade. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DLMartins.pdf371.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.