Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14811
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gestão profissional no futebol: um estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo – entre administrações temerárias e eficientes
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Daniel Magalhães
Advisor: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Abstract: O futebol é o esporte mais popular do mundo e consequentemente movimenta cifras estratosféricas dentro de sua indústria, sendo umas das maiores do mercado de entretenimento. Ao longo do século XXI o futebol se modernizou e profissionalizou, com a Europa se tornando um centro de excelência no que tange tanto o esporte dentro de campo quanto em sua administração. Um exemplo disso é o FC Barcelona, clube associativo espanhol que ao longo dos anos 2000 se tornou um dos maiores clubes do mundo, concentrando altas receitas, jogadores com destaque global e valor de marca expressivo. Entretanto, no Brasil os clubes majoritariamente ainda adotam gestões amadoras, em que os meios de se atingir vitórias e conquistas são irresponsáveis, gerando consequências nefastas, como alto endividamento e crises internas aos clubes. Rompendo com esse cenário de círculo vicioso nas gestões dos clubes brasileiros, o Flamengo em 2013 passou a adotar medidas que são conhecidas em grandes empresas e também nos principais times europeus: gestão profissional e orientada aos negócios. Processo no qual o clube saiu de um círculo vicioso para adentrar num círculo virtuoso, e dessa forma passou a ter finanças equacionadas e um time competitivo e sustentável para o médio e longo prazos, não mais apenas para o curto prazo.
Keywords: Futebol
Finanças
Gestão profissional
Football
Finances
Professional management
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Oct-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Daniel Magalhães. Gestão profissional no futebol: um estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo – entre administrações temerárias e eficientes. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMAlmeida.pdf755.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.