Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14884
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Facebook na educação: tensões e harmonias
Author(s)/Inventor(s): Hottum, Cyro Cezar Teixeira
Advisor: Ferreira, Ariane Oliveira
Co-advisor: Guedes, Amadeu da Silva
Abstract: A discussão das tensões e harmonias, que poderão estar associadas ao uso do Facebook no ensino-aprendizado em nosso país, estará presente nesta pesquisa bibliográfica. Como itens importantes dessa discussão acerca da eficácia ou ineficácia do Facebook no ensino de Ciências/Biologia, podemos citar a acessibilidade à rede internet e ao grande número de usuários dessa plataforma. A falta de laboratórios de Ciências/Biologia no Ensino Fundamental e Médio nas escolas brasileiras é uma realidade e algo aqui a ser discutido. Dentro desta realidade, a proposta deste trabalho também é de que o Facebook poderia auxiliar como ambientalizador no ensino-aprendizado. Auxiliar no sentido de que é um instrumento capaz de hospedar mídias diversas: vídeos, imagens, textos e jogos. Os vídeos, especificamente, poderiam trazer já experimentos feitos em laboratórios, auxiliando assim alguma assimilação de fenômenos pelos estudantes. Nesse veio, caberá também a problematização acerca experimentos, discussões e outras atividades que poderiam ser trabalhadas pelos docentes ao usar a plataforma no ensino de Ciências/Biologia. Essa problematização, visa a sugerir novas formas de uso dessa plataforma.
Keywords: Redes sociais
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Ensino médio
Sciences teaching
Teaching and learning
Elementary School
High school
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Nov-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HOTTUM, Cyro Cezar Teixeira. Facebook na educação: tensões e harmonias. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCTHottum.pdf693.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.