Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14903
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Juliana da Silva Agra
Advisor: Nogueira, Maria Alice de Faria
Abstract: O consumidor contemporâneo, ou hipermoderno, tem exigido mais do mercado no que tangem as inovações e a sua relação com o ato da compra e com o que ela representa. Esse sujeito se afastou da relação com o consumo a partir de uma perspectiva de representação social, e se aproximou de um novo comportamento que se preocupa com a satisfação dos seus desejos pessoais e a realização individual. Nesse contexto, o marketing ganhou ainda mais relevância ao propor estratégias às marcas para que se relacionem de forma emocional e profunda com seu público. Dentre elas, o apelo a um passado próximo através da instrumentalização da nostalgia se mostrou uma ferramenta significativamente eficiente para criar tais laços afetivos com o consumidor. A lógica do apelo a um passado idealizado é coerente ao pensar em um consumidor que de fato experienciou o tempo retomado, mas como justificar a eficiência desse apelo a um grupo geracional que não tem qualquer relação com esse tempo? O presente estudo se baseia em discussões a respeito da maneira como a nostalgia foi aplicada na produção de 2016 da Netflix, Stranger Things através dos esforços de retromarketing, e como isso atua sobre o comportamento de compra da Geração Z, apontando para suas motivações de compra, comportamentos em grupo e suas características comportamentais.
Keywords: Seriado
Gerações
Marketing
Consumo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JBarbosa.pdf726.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.