Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14924
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dc.contributor.advisorZago, Camila Avosani-
dc.contributor.authorSiciliano, Umberto Cassará de Castellammare Scott-
dc.date.accessioned2021-08-27T12:40:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSICILIANO, Umberto Cassará de Castellammare Scott. Escoamento da produção brasileira de soja e derivados: um estudo sobre os modais de transporte utilizados e seus custos associados. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14924-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectModais de transportept_BR
dc.titleEscoamento da produção brasileira de soja e derivados: um estudo sobre os modais de transporte utilizados e seus custos associadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6726568187545538pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo do trabalho foi averiguar como ocorre o escoamento da produção de soja e derivados destinada ao mercado nacional, bem como os custos inerentes a cada modal. Para tanto foram: (i) levantados os fatores que interferem no transporte de soja no território brasileiro; (ii) ilustrada a infraestrutura disponível para o escoamento da produção de soja em território nacional; (iii) elencar os custos do transporte de soja por modal no país. Para atingir tais objetivos foi feito o uso de pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, os resultados mostraram que: (i) o Brasil, de uma forma geral, subutiliza os modais ferroviário e hidroviário, em razão de uma falta de investimento adequada, sendo assim, o modal rodoviário acaba possuindo um papel de destaque no transporte de cargas; (ii) as condições da infraestrutura para o transporte são precárias. Pode-se concluir que o Brasil precisa ampliar sua malha ferroviária, assim como aumentar a participação do modal hidroviário no escoamento da produção de soja, a fim de se tornar ainda mais competitivo nesse mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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