Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14931
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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorMorgado, Ana Clara Piovano-
dc.date.accessioned2021-08-27T13:24:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMORGADO, Ana Clara Piovano. Papel dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão dos usuários de serviços de streaming. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14931-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.titlePapel dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão dos usuários de serviços de streamingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoO avanço de invenções tecnológicas permitiu a popularização do acesso aos smartphones e às redes sociais, além de expandir a velocidade de banda larga e aumentar a capacidade de processamento de dados. A partir dessas mudanças, surgiram novos serviços e novas profissões que são conhecidos por grande parte da população e têm forte penetração dentro de seu público. Esse é o caso do mercado de streaming e dos influenciadores digitais. Os influencers, definidos como aqueles que criam conteúdos para as marcas nas redes sociais de forma lucrativa, falam sobre diversos assuntos em seus perfis, inclusive sobre as plataformas de streaming, serviços que permitem acesso a milhares de conteúdos online. Essas plataformas os contratam a fim de que eles promovam seu serviço para seus seguidores. Com isso, o objetivo desse estudo foi entender o impacto desses profissionais dentro do processo de tomada de decisão de seus seguidores para o consumir de serviços de streaming. Para a coleta de respostas, foi realizada uma pesquisa descritiva, na qual foi disponibilizado um questionário; para a análise de dados, foi utilizado o método quantitativo. Como resultado dessa análise, foi possível identificar que os influenciadores digitais conseguem impactar o processo de tomada de decisão de serviços de streaming de seus seguidores, principalmente nas etapas de assimilação e de ação no processo de tomada de decisão de seus usuários. Sua influência é mais eficaz quando apresentam um conteúdo disponível nas plataformas de streaming, mais do que quando apresentavam o serviço em si. A rede social que permitiu maior contato com seus seguidores foi o Instagram, segundo a ótica dos consumidores respondentes da pesquisa. Além disso, o perfil que mais se mostrou influenciado por eles era do público feminino e jovem, entre 19 e 30 anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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