Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14964
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Gabriel Corrêa de Souza
Advisor: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Abstract: O processo de criação de artigos, a mensuração de resultados e o SEO on-page - como são trabalhados por pequenas empresas B2B dentro do espectro do blog. Diferente de uma revisão de literatura optou-se por produzir um informe prático de atividade: relatório técnico de survey (entrevista ou enquete) – supervisionado (através de sessão de conferência remota, utilizando o aplicativo Zoom), de modo a analisar diferentes opiniões individuais, com objetivo de integrá- los, combinando e resumindo seus resultados. Pesquisa exploratória qualitativa semiestruturada com oito profissionais de marketing de negócios que se enquadram no recorte deste trabalho. O fluxo de etapas para a confecção de artigos, diferente para cada lugar, todas terminando por uma revisão por parte da equipe de marketing. As ferramentas utilizadas (Google Analytics e Google Search Console). Sugestão de um questionário quantitativo fechado para aplicação futura para quantificar as percepções encontradas nas entrevistas.
Keywords: Marketing digital
Blogs
B2B
Pequenas e médias empresas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Gabriel Corrêa de Souza. O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMoreira.pdf601.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.