Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14974
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto da cultura de inovação no trabalho de empregados durante a pandemia de COVID 19: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia brasileira
Author(s)/Inventor(s): Gerardo, Fernanda Ferreira
Advisor: Bittencourt, Renato Nunes
Abstract: A cultura organizacional é composta por um conjunto de inferências comuns a um determinado grupo, que foi se aprimorando e desenvolvendo no processo de encontrar soluções aos problemas propostos no seu meio interno e no nicho externo ao que ela pertence. (SCHEIN, 2009). Esse conjunto de fatores pode dar origem a diferentes tipos de estruturas, que no caso deste estudo foi escolhida como objeto de pesquisa a cultura de inovação. Em meio a pandemia do Covid-19, como forma de preservação a saúde individual e coletiva, diversos trabalhadores tiveram que adaptar a sua forma de trabalho, metas e interações sociais, a uma rotina de trabalho remoto compulsório, em que suas próprias casas se tornaram também o seu escritório. O presente estudo buscou entender, por meio de um estudo de caso, a perspectiva do trabalhador sobre essas mudanças e como uma cultura de inovação, que pede mudanças constantes, pode afetar não só a vida profissional, mas pessoal do empregado. A metodologia utilizada para o estudo foi uma pesquisa de campo, bibliográfica e com caráter descritivo. As entrevistas semi estruturadas deram uma noção real de aspectos voltados a saúde mental, percepção sobre resultados, cultura e social dos empregados da empresa de tecnologia estudada. Conclui-se que esse período de isolamento social apresentou grande dificuldade de adaptação aos funcionários, principalmente no período inicial, e que atrelado a isso, a cultura de inovação que pede mudanças constantes, acabou sendo uma alavanca poderosa para a queda da saúde emocional dos indivíduos. É importante reforçar o quanto essas empresas precisam se estruturar para dar suporte e garantir que sua cultura organizacional seja uma alavanca positiva e não um detrator do bem-estar dos envolvidos.
Keywords: Trabalho em domicílio
Pandemia
COVID-19
Cultura de inovação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GERARDO, Fernanda Ferreira. O impacto da cultura de inovação no trabalho de empregados durante a pandemia de COVID 19: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia brasileira. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFGerardo.pdf181.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.