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dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorPontes, Danielle Abreu-
dc.date.accessioned2021-09-01T16:32:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPONTES, Danielle Abreu. Gestão da diversidade no contexto de organizações brasileiras de grande porte do ramo de comércio, serviços e indústria. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15002-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversidade no ambiente de trabalhopt_BR
dc.subjectGestão da diversidadept_BR
dc.titleGestão da diversidade no contexto de organizações brasileiras de grande porte do ramo de comércio, serviços e indústriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo identificar ações realizadas por empresas de grande porte nacionais do ramo de comércio, serviços e indústria, que promovem a diversidade e inclusão em seu espaço organizacional. No levantamento bibliográfico para compor a fundamentação teórica da monografia, foram pesquisados os portais Scielo, Spell e Capes adotando como palavras-chave “gestão and diversidade”, “diversidade”, “diversidade and organizações” e “gestão da diversidade”. Em relação à pesquisa empírica, foi empregado o método qualitativo com a pesquisa documental como técnica de coleta de dados, a partir de análise realizada nos sites das empresas de grande porte selecionadas de acordo com os critérios definidos previamente, com base no ranking nacional do ano de 2019 do site Great Place to Work, com intuito de analisar a diversidade e inclusão nos espaços organizacionais. Nas definições de diversidade foi percebido como aspecto comum que o conceito se baseia na maneira como os indivíduos se diferenciam entre si e abrangendo múltiplas naturezas, tais como: geração, identificação sexual, gênero, questões étnico-raciais, capacidades mentais e físicas, entre outras. Nos resultados, foi observado que as referidas empresas de grande porte brasileiras estão buscando se estruturar internamente para proporcionar um ambiente organizacional cada vez mais inclusivo e diverso, prezando por um espaço confortável e seguro para todos os profissionais. Os resultados evidenciaram que a maioria das ações de gestão da diversidade, dentre as empresas analisadas, é destinada para o grupo de profissionais LGBTQIA+, com programas estruturados e iniciativas que potencializam a conscientização frente as questões que englobam a diversidade, de forma a dar visibilidade a importância de tornar o ambiente de trabalho mais pluralizado, e que questões relacionadas ao envelhecimento nas organizações não foram analisadas por empresa alguma. Concluiu-se que a gestão da diversidade tem como objetivo ressaltar a importância que as ações corporativas possuem para promover a diversidade e inclusão, além de impulsionar os profissionais a serem agente transformador desse sistema, auxiliando na construção de um espaço organizacional diverso e capaz de oferecer oportunidades iguais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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