Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15097
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de impacto socioeconômico da produção de gás natural em terra a partir do estudo de caso de Santo Antônio dos Lopes
Author(s)/Inventor(s): Antoun Netto, Lucas Silveira
Advisor: Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
Abstract: Se por um lado os números do offhsore brasileiro são atrativos quantitativa e qualitativamente, por outro sua importância não pode negligenciar o crescimento de outras frentes na indústria. Nesse contexto, o município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, coloca-se como objeto de análise para discutir a importância de mecanismos de atração de investimentos para a atividade de produção de gás em terra no Brasil. Desde que a Eneva S.A. iniciou produção de gás com fins de geração termelétrica no município, a cidade conviveu com um notável ciclo de desenvolvimento socioeconômico. Além de auferir um Produto Interno Bruto doze vezes maior no ano seguinte ao início das operações, dados apontam que salário médio mensal na cidade quadruplicou e dezenas de novas empresas foram abertas no município, havendo indicativos – inclusive – de que a atividade tenha intensificado a demanda por serviços em municípios vizinhos. Mais que estudar os impactos econômicos naturalmente ocasionados pela geração de empregos e pela conseguinte injeção de renda no município, é possível estudar se o valor arrecadado em royalties de fato se reverte em melhorias para o bem-estar local. No caso de Santo Antônio dos Lopes, há indícios de que o aumento na arrecadação culminou em mais recursos destinados à saúde e educação, o que se refletiu em melhores índices nestas duas áreas. Nesse ínterim, em face do potencial geológico brasileiro para a exploração e produção de gás natural, se faz pertinente analisar o caso de Santo Antônio dos Lopes para depreender as alterações no âmbito regulatório e legal que podem contribuir para o desenvolvimento de novas cidades ao redor do país.
Keywords: Impacto socioeconômico
Produção de gás natural
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANTOUN NETTO, Lucas Silveira. Análise de impacto socioeconômico da produção de gás natural em terra a partir do estudo de caso de Santo Antônio dos Lopes. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSAntounNetto.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.