Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15144
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação das fontes de informação jurídica Imprensa Nacional e Jusbrasil com base nos critérios de qualidade para fontes de informação na internet
Author(s)/Inventor(s): Santos, Davi Barcelos dos
Advisor: Sá, Nysia Oliveira de
Abstract: O acesso à informação jurídica é de fato um ativo importante para o desenvolvimento individual e social, pois é mediante o acesso aos documentos jurídicos que se começa a ter a compreensão sobre o ganho dos direitos e a necessidade do exercício dos deveres individuais e coletivos como cidadãos. Nesta perspectiva, o presente projeto tem por objetivo avaliar as fontes de informação jurídica Imprensa Nacional e Jusbrasil, fazendo uso dos critérios de qualidade para fontes de informação disponibilizadas na internet. Para tal, os procedimentos metodológicos adotados consistem na pesquisa bibliográfica preliminar para obtenção de subsídios conceituais, na coleta de dados por observação simples da estrutura destes portais e em sua posterior análise de acordo com os indicadores, critérios e subcritérios de qualidade selecionados. A partir das informações obtidas, foram expostas reflexões e recomendações acerca da formulação dos sites e seções selecionados para a pesquisa no tange a estrutura dos sites que foi apresentada, na disponibilidade de recursos e ferramentas que possibilitem a facilitação da recuperação de documentos e informações jurídicas e também na criação e disponibilização de recursos interativos relativos a mídias sociais que permitem uma maior interação entre o usuário ou comunidade de usuários e os sites analisados.
Keywords: Fonte de informação
Informação jurídica
Critérios de qualidade
Information source
Legal information
Quality criteria
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Davi Barcelos dos. Avaliação das fontes de informação jurídica Imprensa Nacional e Jusbrasil com base nos critérios de qualidade para fontes de informação na internet. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DBSantos.pdf624.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.