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dc.contributor.advisorAlbinati, Mariana Luscher-
dc.contributor.authorGomes, Affonso Clavé-
dc.date.accessioned2021-09-24T11:47:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:24Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15272-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectGrupos étnicospt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino superiorpt_BR
dc.titleA aplicação da lei Federal 12.990 de 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ: análise dos editais de seleção para o corpo docente entre 2014-2019pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8924459220420292pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5904919631339323pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Maria Aparecida Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5489640499137108pt_BR
dc.contributor.referee2Lacerda, Luciene da Silva-
dc.description.resumoCom os avanços no cenário das políticas raciais e das ações afirmativas, as questões raciais começaram a ser assunto de bastante relevância no cenário nacional, esses fatores foram essenciais para a criação da Lei Federal 12.990/2014 que reserva 20% das vagas para negros no serviço público. O presente artigo procura analisar a aplicação da Lei 12.990/2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como foco os editais de seleção para o corpo docente. A análise específica da aplicação das cotas raciais à carreira docente se justifica pela observação de uma sub-representação da população negra nos cargos com maiores exigências de formação e prestígio social no âmbito das instituições de ensino superior. A pesquisa se baseou nos editais publicados no período de 2014 a 2019, para avaliar como a distribuição de vagas com reserva de cotas para negros tem sido efetivada ou não, considerando a fragmentação dos cargos e a possibilidade de fraudes nas autodeclarações. Os editais analisados apresentaram 15 vagas para cotistas negros de um total de 756 vagas abertas, distribuídas em 652 cargos. A análise se baseia na constatação de um confinamento racial (CARVALHO, 2006) na carreira docente, reproduzido através de fatores de racismo institucional (ALMEIDA, 2019).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS SOCIAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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