Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15310
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing esportivo digital: um estudo sobre o canal da Copa do Nordeste no YouTube durante a edição de 2019
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Caio Vinícius de Oliveira
Advisor: Araujo, Marcelo Castañeda de
Abstract: Diante do advento da internet como um meio de comunicação social e da explosão do uso das redes sociais por grande parte da sociedade, criou-se uma oportunidade ao marketing esportivo de expandir e conquistar de novos mercados, atingindo novos consumidores. Para tanto, as entidades esportivas, imersas nesse turbilhão de transformações e mudanças no mercado esportivo, precisam se adaptar e destrinchar cada vez mais as novas plataformas dominantes do momento. A partir deste cenário, o objetivo deste trabalho é verificar como a Copa do Nordeste utilizou seu canal do YouTube, durante a edição de 2019, como parte da sua estratégia de marketing esportivo digital. Para tal, o tipo de pesquisa utilizado foi qualitativo e descritivo, mensurando as visualizações – disponíveis no próprio YouTube – dos tipos de vídeos pertinentes para o estudo. Ao fim do trabalho, concluiu-se que a Copa do Nordeste realizou um grande projeto de marketing de conteúdo ao distribuir grande parte de conteúdo de valor no seu canal do YouTube, seja transmitindo jogos ao vivo, publicando vídeos de melhores momentos e de demais propriedades das partidas, como craque e chances do jogo. Além disso, aliado a essa visibilidade inédita conquistada na plataforma digital aberta, a competição conseguiu explorar comercialmente algumas de suas propriedades citadas acima, vinculando alguns conteúdos de partidas e criando outros sob medidas para anunciantes.
Keywords: Marketing esportivo
Redes sociais
Esporte
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Caio Vinícius de Oliveira. Marketing esportivo digital: um estudo sobre o canal da Copa do Nordeste no YouTube durante a edição de 2019. 2020. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CVORocha.pdf799.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.