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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O possível impacto do pós vendas na retenção clientes como diferencial competitivo no mercado brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Menezes, Derek Hurtado de
Advisor: Falcão, Paulo Roberto de Souza
Abstract: O departamento de pós-vendas de uma empresa, seja esta para vendas de produtos ou serviços, demanda treinamentos, investimentos e equipe dedicada a esta função. Há empresas que optam por não dar atenção a esta função organizacional. Entretanto, ela está diretamente relacionada à qualidade dos serviços e atendimento prestados. Por isso, é fundamental que haja uma equipe devidamente treinada e estruturada de pós-vendas nas empresas. O esforço empresarial em pós-vendas tende a ser refletido em três principais resultados: fidelização de clientes, e aquisição de novos clientes e manutenção de excelência na qualidade dos serviços. Este trabalho demonstra os benefícios da fidelização de clientes através do marketing, e como o pós-venda torna-se um diferencial competitivo, principalmente no longo prazo. A pesquisa apresenta o conceito fundamental de pós-vendas, seus tipos comuns, benefícios de sua aplicação, campanhas de marketing relacionadas e como usá-lo para alavancagem de vendas no estado atual do mercado. A cada dia, os consumidores tornam-se mais informados, demandando cada vez mais atenção, qualidade e comprometimento das empresas. Este estudo incentiva as empresas a aproveitar o potencial do departamento de pós-vendas dentro de sua estratégia comercial dentro do mercado brasileiro. Os resultados indicam que normalmente este empreendimento resulta em aumento do lucro, reconhecimento e valor de marca, e satisfação do cliente.
Keywords: Comportamento do consumidor
Marketing
Cliente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENEZES, Derek Hurtado de. O possível impacto do pós vendas na retenção clientes como diferencial competitivo no mercado brasileiro. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Administração

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