Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15387
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Responsabilidade civil e enriquecimento sem causa: a problemática do ilícito lucrativo no ordenamento jurídico brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Bueri, Emily Tavares
Advisor: Martins, Guilherme Magalhães
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar enquadramento dogmático do lucro da intervenção e como a jurisprudência dos tribunais superiores se comportou frente a tal situação, assim, analisou-se os dois institutos que são apresentados pela doutrina como responsáveis: responsabilidade civil e enriquecimento sem causa. No primeiro capítulo, verifica-se as limitações impostas pela ordenamento brasileiro que impede a fundamentação do enriquecimento sem causa pela responsabilidade civil tendo em vista a função primordial do instituto e a limitação da indenização ao dano. Ao longo do segundo capítulo, verifica-se o desenvolvimento doutrinário no sentido de apresentar o enriquecimento sem causa como resposta adequada tendo em vista a sua função de atingir o enriquecimento e, por consequência, o lucro em contrapartida com a ideia de subsidiariedade do instituto. De certo, não foi descartada a possibilidade de aplicação em conjunto dos dois institutos, para isso, verifica-se como o Superior Tribunal de Justiça resolveu os casos visto que ainda não há decisões no Supremo Tribunal Federal passificando o tema. Para isso, trabalha-se de forma dedutiva, por meio de buscas em fontes doutrinárias clássicas e especializadas, primárias ou secundárias, além da consulta à jurisprudência nacional.
Keywords: Lucro da intervenção
Enriquecimento sem causa
Responsabilidade Civil
STJ
Unjust enrichment
Civil liability
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BUERI, Emily Tavares. Responsabilidade civil e enriquecimento sem causa: a problemática do ilícito lucrativo no ordenamento jurídico brasileiro. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ETBueri.pdf648.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.