Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15389
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relação entre fundos de investimento em participação e a governança corporativa das companhias abertas investidas
Author(s)/Inventor(s): Torres, Wesley Rodrigues
Advisor: Chaves, Vinicius Figueiredo
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar, através da revisão bibliográfica de literatura e periódicos e dispositivos legais, as relações que se estabelecem entre fundos de investimento em participações (FIP) e a governança coorporativa das companhias investidas visando compreender o funcionamento do sistema financeiro nacional, do mercado de valores mobiliários e da indústria de private equity, desde o surgimento até as transações no mercado brasileiro. Ademais, o presente trabalho aborda características gerais dos fundos de investimento, os Fundos de Investimento em Participação como instrumento para a viabilidade da indústria de private equity, e a relação dessa forma de investimento com a governança das companhias investidas. Após identificar de que forma os mecanismos de regulação estatal e auto regulação disciplinam a relação dos fundos com as companhias, foi possível concluir que aos fundos de investimento em participação que investem em companhias listadas no seguimento especial da bolsa, é facultado exercer participação ativa na tomada de decisões das companhias, podendo, em razão ao alto grau de governança dessas empresas, investir passivamente, sem exercer qualquer atividade de gestão. Além disso, foi possível verificar que os fundos que expressam o interesse de participar dos processos decisórios podem utilizar de instrumentos como o acordo de acionistas e a participação no conselho de administração, devendo negociar os termos com a companhia investida antes da aquisição da participação.
Keywords: Fundo de Investimento
FIP
Private Equity
Mercado de Capitais
Governança Corporativa
Investment Fund
Capital Market
Corporate Governance
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TORRES, Wesley Rodrigues. Relação entre fundos de investimento em participação e a governança corporativa das companhias abertas investidas. 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WRTorres.pdf421.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.