Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15535
Type: | Trabalho de conclusão de especialização |
Title: | Construção e validação de tecnologia educativa para o manejo não farmacológico da dor neonatal |
Author(s)/Inventor(s): | Melo, Andressa da Silva Melo |
Advisor: | Querido, Danielle Lemos |
Co-advisor: | Magesti, Bruna Nunes |
Abstract: | Justificativa e objetivo: as experiências dolorosas repetidas no período neonatal podem ter efeitos deletérios a curto e a longo prazo e desencadear padrões anormais de comportamento e processamento sensorial. Na assistência á saúde, o uso de tecnologias educacionais pode facilitar o acesso à informação e auxiliar no manejo da dor no recém-nascido. O objetivo desse estudo foi construir e validar uma tecnologia educativa do tipo folder para orientar mães de recém-nascidos internados em alojamento conjunto sobre alívio da dor neonatal. Métodos: estudo metodológico desenvolvido em cinco etapas: diagnóstico situacional, revisão de literatura, construção do folder, seleção dos juízes e validação da tecnologia. Resultados: a tecnologia educativa desenvolvida foi um folder intitulado “Métodos não farmacológicos para o alívio da dor do bebê”. A validação revelou um nível de concordância mínima de 0,78 e máxima de 1. O Índice de validade do conteúdo geral do folder foi de 0,86 considerando o folder validado. Na avaliação dos especialistas, o material educativo foi considerado enriquecedor e esclarecedor e seu uso poderá fortalecer a prática da educação em saúde. Conclusão: a tecnologia educativa mostrou ser válida quanto à aparência e conteúdo para orientar e estimular a participação materna no manejo da dor do recém-nascido submetido a procedimentos dolorosos no alojamento conjunto. |
Abstract: | Background and objective: repeated painful experiences in the neonatal period can have deleterious effects in the short and long term and trigger abnormal patterns of behavior and sensory processing. In health care, the use of educational technologies can facilitate access to information and help manage pain in newborns. The aim of this study was to build and validate a folder-type educational technology to guide mothers of newborns admitted to rooming-in on neonatal pain relief. Methods: methodological study developed in five stages: situational diagnosis, literature review, construction of the folder, selection of judges and technology validation. Results: the educational technology developed was a folder entitled “Non-pharmacological methods for the relief of pain in the baby”. The validation revealed a minimum level of agreement of 0.78 and a maximum of 1. The Content Validity Index Overall folder was 0.86 considering the validated folder. In the experts' assessment, the educational material was considered enriching and enlightening and its use could strengthen the practice of health education. Conclusion: the educational technology proved to be valid in terms of appearance and content to guide and encourage maternal participation in the management of pain in newborns undergoing painful procedures in rooming-in. |
Keywords: | Dor Recém-nascido Tecnologia educacional Estudo de validação Pain Infant, newborn Educational technology Validation study |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Program: | Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal |
Production unit: | Maternidade Escola |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Mar-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MELO, Andressa da Silva. Construção e validação de tecnologia educativa para o manejo não farmacológico da dor em recém-nascido no alojamento conjunto. 2021. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Perinatal) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Saúde Perinatal |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AdaSMelo.pdf | 5.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.