Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15601
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de eventos de liberação de gases em uma planta química com base nas diretrizes do risk based process safety
Author(s)/Inventor(s): Faveret, Tomás Gonzaga Moreira de Sá Campello
Advisor: Vaz Junior, Carlos André
Co-advisor: Assunção, Marina Heil de
Abstract: Ao longo dos últimos séculos, a indústria química desenvolveu processos cada vez maiores e mais complexos. Com esse aumento da complexidade, surgiu a necessidade de sistemas de gerenciamento da segurança mais robustos, com o objetivo de prevenir acidentes e mitigar os seus efeitos. Após acidentes de grande proporção em Bhopal e na Cidade do México, em 1984, a American Institute of Chemical Engineering (AIChE) criou o Center for Chemical Process Safety (CCPS) focado em segurança em plantas químicas. Em 2007, o CCPS publicou o Risk Based Process Safety (RBPS), livro com diretrizes para elaboração de um sistema de gerenciamento de segurança baseado em riscos, com o intuito de otimizar os recursos de uma companhia alocados em segurança de processos. Esse trabalho tem como intuito analisar três acidentes ocorridos em uma planta da DuPont em Belle, WV durante os dias 22 e 23/01/2010, com base nas diretrizes do RBPS. Foram três liberações de gases tóxicos, sendo o primeiro de cloreto de metila, o segundo de oleum e o terceiro de fosgênio. O último acidente foi fatal, matando um funcionário que foi atingido no rosto pela substância. Com a análise do relatório de investigação gerado pela U.S. Chemical Safety Board, foram constatados diversos desvios do sistema de gerenciamento de segurança da planta de Belle em relação às diretrizes estabelecidas pela CCPS. As principais falhas foram em relação aos elementos “Investigação de Acidentes e Incidentes” e “Auditorias” do RBPS, pois a DuPont já havia identificado os problemas que viriam a causar os acidentes em investigações e auditorias anteriores, mas falhou em endereçá-los a tempo de preveni-los.
Keywords: Análise de risco
Prevenção de acidentes
Segurança do trabalho
Gases venenosos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Sep-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FAVERET, Tomás Gonzaga Moreira de Sá Campello. Análise de eventos de liberação de gases em uma planta com base nas diretrizes do risk based process safety. 2021. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TGMCSFaveret.pdf885.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.