Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1571
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Lima Barreto e a crônica da modernização
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Anna Carla Ferreira
Orientador: Sardinha, Maura
Resumo: Lima Barreto é o mais crítico cronista da República Velha no Brasil. Suas crônicas sociais transmitem o retrato de uma época, povo, cidade e governo. Um extenso e brilhante registro da vida no Rio de Janeiro que reflete fragmentação, atualidade e modernidade. Seu estilo fluente e coloquial influencia escritores modernistas. A crônica, no Brasil e na segunda metade do século XIX, torna-se um gênero especifico ligado ao jornalismo, que prima pela argúcia na análise dos fatos e pela qualidade do estilo. Enfatiza o papel da oralidade, um estilo característico que, estritamente ligada ao jornalismo, prepara o leitor para a leitura estabelecem uma ligação entre cultura oral e cultura escrita. Propicia uma literatura pedagógica, facilitadora da leitura, mas que problematiza a questão do discurso do senso comum. E pode ser considerada um gênero fronteiriço entre jornalismo e literatura.
Palavras-chave: Lima Barreto
Crônica
Modernização da cidade do Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Anna Carla Ferreira. Lima Barreto e a crônica da modernização. 2006. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1571
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASILVA.pdf588 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.