Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15723
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dc.contributor.advisorMaia, Marisa Schargel Maia-
dc.contributor.authorEstrela, Carolina Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-02T18:55:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:39Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.identifier.citationESTRELA, Carolina Rodrigues. Saída possível: o caminho da resiliência. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15723-
dc.description.abstractThe present work has the objective to analyze the concept of resilience proposed by Boris Cyrulnik. In addition to studying the main concepts present in the formulation of this theory and to propose some recommendations for professionals who work with traumatized children and their families. It presents the work of resilience from the formation of temperament within the pre-verbal interactions of the baby with the environment, thus pointing to the importance of the environment in healthy child development. Within this analysis he approaches the concept of secure attachment proposed by John Bowlby. It analyzes the concept of trauma as aggression and rupture in the development process and its subjectivating and desubjectivizing aspects, in order to think about how aggression may or may not be characterized as trauma to the subject taking into account their temperament and the way the medium interferes in the elaboration Of trauma. From this discussion we briefly comment on the situation of precariousness experienced by children in the city of Rio de Janeiro and in the world. And then there are some fundamentals needed for the traumatic wound repair process: such as the importance of training professionals to work with traumatized children, their role as resilient guardians, the role of the State as a provider of the child's basic needs, and Of their family and also think a place of expression and positive affectation for these children.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResiliência psicológicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectTrauma psicológicopt_BR
dc.subjectResilience, psychologicalen
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectPsychological traumaen
dc.titleSaída possível: o caminho da resiliênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6412027675660806pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8539761368658892pt_BR
dc.contributor.referee1Merquior, Marcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409921152653838pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de resiliência proposto por Boris Cyrulnik. Além de estudar os principais conceitos presentes na formulação dessa teoria e ao fim propor algumas recomendações para profissionais que atuem com crianças traumatizadas e suas famílias. Apresenta o trabalho de resiliência a partir da formação do temperamento dentro das interações pré-verbais do bebê com o meio, apontando assim a importância do mesmo no desenvolvimento infantil saudável. Dentro dessa análise aborda o conceito de apego seguro, proposto por John Bowlby. Analisa o conceito de trauma como agressão e ruptura no processo de desenvolvimento e seus aspectos subjetivantes e dessubjetivantes, para assim pensar como a agressão pode ou não se caracterizar como trauma para o sujeito, levando em consideração seu temperamento e a forma como o meio pode interferir na elaboração do trauma. A partir dessa discussão comenta-se brevemente a situação de precariedade vivida pelas crianças na cidade do Rio de Janeiro e no mundo. E então se discorre sobre alguns fundamentos necessários para o processo de reparação da ferida traumática: como a importância da capacitação dos profissionais para trabalhar com crianças traumatizadas, sua função enquanto tutores de resiliência, o papel do Estado e da família enquanto provedores das necessidades básicas da criança, e também pensar um lugar de expressão e afetação positiva para essas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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