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dc.contributor.advisorMaia, Marisa Schargel-
dc.contributor.authorSaddy, Bárbara Spinola-
dc.date.accessioned2021-12-03T17:18:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:40Z-
dc.date.issued2015-07-01-
dc.identifier.citationSADDY, Bárbara Spinola. Creche como ambiente facilitador: o cuidado no contexto da educação infantil. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15748-
dc.description.abstractThe first year of life is a time of extreme importance regarding the development of emotional, cognitive and psychomotor aspects of human beings. This development, however, cannot be considered apart from the relationship between the baby and his caregiver. Winnicott, English pediatrician and psychoanalyst, whose theory we based this work, draws attention to the relational aspect of psychic structuring, stating that babies cannot be studied apart from interactions in which and from which they develop. The author believes that human beings are born with tendencies towards growth and development; however, they are dependent on certain favorable conditions, which he calls 'enabling environment'. This concept refers, to not only the physical environment and the care itself, but also speaks about the emotional atmosphere in which it is offered. The aim of this paper is to present a reflection on the concept of ‘enabling environment’, relating it to the care of babies up to one year of age, in the context of early childhood education. We also seek to trace care practices in different historical moments of the infant education in Brazil, drawing attention to the historical and social character of non-prestige that tasks involving care are still perceived today. The methodology used is non-systematic bibliographical research. The discussion points to the need for a redefinition of care practices in early childhood education, particularly in the nursery segments. We propose the construction of an ‘enabling environment’ is critical and should target not only babies but also educators.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild day care centersen
dc.subjectChild rearingen
dc.titleCreche como ambiente facilitador: o cuidado no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6412027675660806pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5183885132858098pt_BR
dc.contributor.referee1Milman, Julia Rodrigues Valle-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2413231809178506pt_BR
dc.description.resumoO primeiro ano de vida constitui um período de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento dos aspectos emocionais, psicomotores e cognitivos do ser humano. Esse desenvolvimento, porém, não se dá isoladamente da relação de cuidado em que o bebê está inserido. Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, cuja teoria tomamos por base nesse trabalho, chama atenção para o caráter relacional da estruturação psíquica ao afirmar que o bebê não pode ser estudado à parte das interações nas quais e das quais ele se desenvolve. O autor entende que o ser humano já nasce com tendências no sentido do crescimento e desenvolvimento que, no entanto, só se confirmarão dadas certas condições favoráveis, constituindo o que ele chama de ‘ambiente facilitador’. Este é entendido não somente como o ambiente físico e o cuidado em si, mas também a atmosfera afetiva no qual ele é oferecido. O objetivo desse trabalho é tecer uma reflexão sobre o conceito de ambiente facilitador no atendimento de bebês de até um ano de idade no contexto da educação infantil. Buscamos também traçar o lugar que as práticas de cuidado assumiram nos diferentes momentos históricos da creche no Brasil, chamando atenção para o caráter sócio histórico do desprestígio com que as tarefas envolvendo o cuidar são percebidas ainda hoje. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica exploratória não sistemática. A discussão aponta para a necessidade de uma ressignificação das práticas de cuidado na educação infantil, principalmente nos segmentos da creche. Propomos que a construção de um ambiente facilitador é fundamental e deve ter como alvo não somente os bebês, mas também as educadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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