Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15805
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de processo oxidativo avançado para redução de ecotoxicidade de aditivos presentes na água produzida de petróleo utilizando o organismo Vibrio fischeri
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Beatriz Tsuruta
Advisor: Campos, Juacyara Cabonelli
Co-advisor: Costa, Alyne Moraes
Abstract: A indústria petrolífera gera como principal efluente a água produzida, que se trata da combinação da água de formação, água de injeção, água de condensação e de aditivos químicos adicionados durante as atividades de exploração e produção do petróleo e gás. O descarte de tal efluente sem o tratamento adequado pode provocar uma série de alterações na qualidade da água do mar, desencadeando diversos danos ao ecossistema aquático. Por meio de ensaios ecotoxicológicos agudos com a bactéria marinha Vibrio fischeri, foi investigado o efeito tóxico do aditivo químico inibidor de corrosão, amplamente utilizado pela indústria petrolífera com a função de evitar e/ou minimizar o aparecimento e o desenvolvimento de processos corrosivos. A amostra salina sintética dosada com o inibidor de corrosão apresentou elevado potencial tóxico agudo a bactéria Vibrio fischeri, com valor de CE5030min igual a 11,41% e CE2030min igual a 5,59%. A partir deste fato, foi proposto reduzir ou remover a ecotoxicidade aguda para a bactéria Vibrio fischeri, considerando as limitações de espaço, peso e deslocamento existente em instalações offshore (que são maioria no país), conduzindo ensaios de tratabilidade para amostra salina sintética dosada com o aditivo, com a oxidação avançada utilizando H2O2/UV. Com a adição escalonada do oxidante, ou seja, adicionando volumes do oxidante ao longo do processo, tendo como referência a concentração de carbono orgânico na amostra bruta e utilizando-se a razão COT:H2O2 de 1:4, foi realizada a adição de peróxido de hidrogênio a cada 5 horas, em um período total de 20 horas de reação, e foi aplicada dose de UV de, aproximadamente, 3360 kJ/m². Desta forma, foi possível alcançar o valor de CE5030min acima de 100% e CE2030min igual a 41,26%, reduzindo significativamente a ecotoxicidade aguda para a bactéria Vibrio fischeri e, portanto, evidenciando a eficiência deste processo.
Keywords: Tratamento de águas residirias
Petróleo
Indústria petroquímica
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Beatriz Tsuruta. Avaliação de processo oxidativo avançado para redução de ecotoxicidade de aditivos presentes na água produzida de petróleo utilizando o organismo Vibrio fischeri. 2021. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BTGomes.pdf666.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.