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dc.contributor.advisorPayão Filho, João da Cruz-
dc.contributor.authorRoberto dos Santos Bueno, Roberto dos Santos Bueno-
dc.date.accessioned2022-01-03T14:51:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:44Z-
dc.date.issued2010-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15880-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAço SAE 4130pt_BR
dc.subjectAnálises Metalográficaspt_BR
dc.subjectPerfil de Microdurezapt_BR
dc.titleAnálise microestrutural de junta soldada de aço baixa ligapt_BR
dc.title.alternativeMicrostructural analysis of low alloy steel welded jointspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3037537412243787pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9373067650849706pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Dilson Silva dos-
dc.contributor.referee2Assis, Kioshy Santos de-
dc.description.resumoA partir do momento em que o mundo avança em termos de globalização, a aviação vai crescendo em ritmo acelerado, junto a esse crescimento, a sua segurança vem recebendo uma atenção cada vez maior. Erros em operação de manutenção, especificamente, têm resultados em acidentes trágicos e muitas vezes fatais. Para diversos modelos de aeronaves, um componente específico, é muito importante, este é conhecido como “berço-de-motor”. Esse componente apresenta uma geometria complexa, envolvendo junções de diferentes tubos e em vários ângulos, por soldagem. Durante o vôo, um avião está sujeito a cargas repetidas das mais variadas grandezas e freqüências. As condições de operação envolvem decolagem e aterrissagem a altas cargas e vôo em alta velocidade. O avião hoje projetado é o resultado de critérios de cálculos em que são analisadas não só a resistência da estrutura, mas também a extensão de sua vida. O “berço-de-motor” de aviões é um componente de alta responsabilidade e submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. Devido a sua característica, os “berços” de aeronaves monomotores são definidos como críticos à segurança de vôo e sua fratura provoca a perda do controle de vôo, podendo ocasionar acidentes fatais (NASCIMENTO, 2004) Fabricados a partir de tubos do aço ABNT 4130, o “berço-de-motor” tem nas operações de solda, durante sua fabricação ou manutenção, o processo que necessita mais análises e cuidados. Assim, as normas da aeronáutica aplicadas a este, são extremamente rigorosas em relação à qualidade da solda, que deve será inspecionada em 100% e cujo índice de defeitos obrigatoriamente tem de ser „zero‟. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos das sucessivas operações de reparos por soldagem TIG na integridade estrutural do aço ABNT 4130, Para alcançar o objetivo, foi feito a caracterização microestrutural das amostras através de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, além de realizar ensaio de dureza. Para tal estudo, foram utilizados dois procedimentos de soldagem distintos, e para cada procedimento, foram utilizados corpos de prova de até quatro retrabalhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Metalúrgica

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