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dc.contributor.advisorPatrocínio, Paulo Roberto Tonani do-
dc.contributor.authorSilva, Beatriz Assis e-
dc.date.accessioned2022-01-03T15:16:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15888-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.titleO rap e o pós-colonialismo: as reminiscências e resíduos de um sistema em Racionais MC’spt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8270680328878654pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7735629615151099pt_BR
dc.description.resumoDe forma recorrente, a crítica cultural que se debruça sobre as produções discursivas do rap utiliza o conceito de crônica urbana enquanto forma de ancoragem a esta manifestação cultural. O uso deste conceito surge em decorrência de seu teor testemunhal que pode ser entrevisto nas produções poético-musicais que buscam retratar a realidade de locais e sujeitos marginalizados. Baseando-se nisso, a pesquisa se direciona a analisar as composições do Rap brasileiro enquanto forma de subjetivação e, principalmente, enquanto recurso para a produção de uma identidade cultural baseada na afirmação de uma territorialidade que se constrói em oposição a uma ideia de centro. Além disso, a partir de um referencial teórico fundado em pensadores Pós-Coloniais objetiva-se analisar as letras dessas composições poético-musicais enquanto representações dos resíduos e das reminiscências do imperialismo, da colonização e da escravidão na sociedade brasileira – especialmente nas periferias de São Paulo, o local que pode ser considerado o berço dessas composições. A partir desse horizonte nosso olhar será direcionado principalmente às músicas do grupo Racionais MC’s – um dos principais nomes do rap brasileiro. Para além do ponto mais evidente da colonização, que é a segregação racial, em nossa análise serão observadas questões como a ocupação do espaço urbano, o sonho da liberdade e as diversas formas em que as violências atmosférica e física ocorrem atualmente no Brasil, e que têm raízes no passado colonial e escravocrata do país. Como um desdobramento, a pesquisa direcionou o olhar, de modo mais objetivo, para as composições que formam o álbum duplo “Nada como um dia após o outro dia”, quinto álbum de estúdio do grupo Racionais MC’s, lançado em outubro de 2002, o qual introduz a figura emblemática do “Vida Loka”, abordando as perspectivas cíclicas das consequentes produções, que caracterizam uma nova fase do grupo, já consolidado nacionalmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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