Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15943
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um cara dando role por aí: um estudo da audiência de lives IRL
Author(s)/Inventor(s): Souza, Caio Henrique Albuquerque de
Advisor: Refkalefsky, Eduardo
Abstract: O avanço no consumo e na produção de transmissões ao vivo – também chamadas de lives ou livestreams – via plataformas online (ex.: Youtube, Facebook, Twitch), principalmente durante a pandemia de covid-19, tornou os estudos destas novas mídias muito pertinentes. Este trabalho busca investigar as motivações da audiência para engajar no consumo de livestreams, mais especificamente as da categoria IRL, que são transmissões da vida real, onde um indivíduo transmite suas ações cotidianas como cozinhar, passear, desenhar ou comer. O estudo fez uso de uma pesquisa quantitativa, elaborada com base na escala Likert, direcionada a audiência do canal Cid Cidoso na plataforma Twitch. Guiada pela teoria dos Usos e Gratificações, a pesquisa aborda o comportamento dos espectadores e o que os atrai no momento de assistir às lives. Além de motivações comuns a outras categorias, a audiência de lives IRL apresenta particularidades em sua forma de consumo.
Keywords: Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Comunicação de massa - Audiência
Live
Engajamento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Caio Henrique Albuquerque de. Um cara dando role por aí: um estudo da audiência de lives IRL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSouza.pdf948.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.