Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosse, Cássio Gomes-
dc.contributor.authorStadtlober, Paulo Roberto-
dc.date.accessioned2022-01-06T14:26:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:41Z-
dc.date.issued2017-04-11-
dc.identifier.citationSTADTLOBER, Paulo Roberto. Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15956-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlergia e imunologiapt_BR
dc.titleLymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7632496657041183pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8166240587848430pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tatiana Luna Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333988433336048pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Isabela Brandão de-
dc.description.resumoO Ensino de Imunologia nas escolas municipais do Rio de Janeiro vem passando por certas dificuldades referentes, principalmente, ao seu alto nível de complexidade e abstração, tanto para alunos quanto para professores. Buscando otimizar as aulas de Imunologia, o presente trabalho produz um jogo didático contendo os principais elementos sobre o sistema imunológico e/ou linfático apresentados durante estas aulas. Como resultado, foi elaborado um jogo de tabuleiro contendo cartas e peças de forma a simular a ação dos agentes do sistema imunológico durante uma infecção em um organismo. O jogo apresenta uma proposta cooperativa, sendo jogado por grupos de quatro a cinco estudantes. Como forma de avaliação, foi proposta uma atividade aplicada em duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Em momentos pré e pós jogo foram realizadas atividades diagnósticas com os alunos para verificar seus conhecimentos em Imunologia. Os resultados demonstram que o jogo contribuiu positivamente na concepção dos alunos em relação aos temas referentes a Imunologia. Nota-se, também, que a atividade possibilitou a cooperação entre eles, uma vez que buscavam um mesmo objetivo. Assim, com base nos resultados obtidos, observa-se que o jogo desenvolvido se apresentou como um recurso didático alternativo para auxiliar no ensino de Imunologia no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRSTADTLOBER.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.