Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15958
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A noite de Pedro Américo, entre o real e o fantástico: análises de sua recepção crítica e da obra como um universo particular
Author(s)/Inventor(s): Eckhardt, Beatriz D'aiuto
Advisor: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Abstract: O presente trabalho busca demonstrar como A Noite acompanhada dos gênios do Estudo e do Amor (1883), de Pedro Américo (1843-1905), foi analisada pela crítica brasileira de sua época através de parâmetros estabelecidos por uma retórica de consolidação da tendência realista em território nacional; e também analisá-la como um universo particular, tecendo relações entre ela e demais obras de cunho semelhante pertencentes ao mesmo contexto de produção, ou seja, a Europa do final do século XIX. A metodologia se baseou na pesquisa, leitura e análise de críticas e escritos veiculados nos periódicos da época, encontrados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional; na leitura de textos acadêmicos que tratam do contexto em questão, de textos do próprio pintor, e de fontes sobre mitologia grega; bem como na análise visual das pinturas estudadas. O principal objetivo é apresentar os embates entre tendências artísticas no Brasil do final do século XIX, abrindo novas possibilidades de interpretação para essa famosa alegoria de Pedro Américo.
Keywords: A Noite
Pedro Américo
Salão de 1884
Realismo
Romantismo
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ECKHARDT, Beatriz D’Aiuto. A noite de Pedro Américo, entre o real e o fantástico: análises de sua recepção crítica e da obra como um universo particular. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BDEckhardt.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.