Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15966
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Eu, negra?: a influência da educação na construção da identidade de jornalistas
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Ana Caroline
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Co-advisor: Carneiro, Cristine Gerk Pinto
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar como se constrói a identidade negra de mulheres jornalistas no Brasil contemporâneo. Foram entrevistadas cinco jornalistas negras, uma de cada região do país, que trabalham em redações de veículos tradicionais dos meios impresso, digital, televisivo e radiofônico. Um roteiro de perguntas semiestruturadas foi a base da pesquisa de cunho qualitativa. Percebe-se que embora estas mulheres negras tenham vivências variadas, o racismo é inerente às suas existências. Como sujeitas históricas, demonstraram ter havido um apagamento étnico-racial de suas origens. Por fim, que a escola é o local onde as crianças negras passam pelos primeiros episódios de preconceitos e de discriminações, mas é ali, também, onde há o potencial de mudança estrutural da sociedade, por meio de uma postura educacional antirracista. Discute-se, assim, a importância da educação étnico-racial para formar uma identidade negra positiva.
Keywords: Negros - Identidade racial
Educação
Racismo
Jornalistas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Ana Caroline. Eu, negra?: a influência da educação na construção da identidade de jornalistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAlmeida.pdf659.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.