Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15983
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise sobre a conscientização da importância da água e a relação estabelecida no uso/consumo por alunos de uma escola da rede estatual de ensino na região do grande rio no estado do Rio de Janeiro, Brasil
Author(s)/Inventor(s): Silva, Aline Billo da
Advisor: Gomes, Verônica Leite de Holanda
Abstract: A água é um recurso fundamental para o surgimento e manutenção da vida, porém sua distribuição é desigual e sua disponibilidade está cada vez menor em sua forma potável, ou própria para consumo. A educação Ambiental é um tema transversal que acontece nas escolas e também no cotidiano, com a finalidade de conscientizar o cidadão da necessidade de preservação da água nos dias atuais e de seu papel nesta economia. O objetivo deste trabalho é verificar como a educação ambiental formal e informal transforma hábitos cotidianos. Foi feito um levantamento por meio de um questionário, respondido por 168 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro, na região do Grande Rio, Brasil, sobre seus hábitos de uso/consumo da água procurando relacionar como o grau de escolaridade e o acesso às informações modificam os hábitos destes alunos enquanto cidadãos. Os dados obtidos foram: 80% dos alunos acham que é importante economizar água, 90% acham que a água é um recurso que pode acabar e 60% aprendeu em algum momento sobre a importância de economizar água, com respostas semelhantes que foram independentes do grau de escolaridade. Assim sendo, pode ser concluído que os hábitos de economia de água foram aprendidos antes de ingressarem na escola e que o tempo gasto com o aprendizado formal aparentemente não influenciou na mudança de sua conduta. As respostas sugerem que o ensino formal não se aproximou de suas realidades e eles não conseguiram relacionar o que aprenderam e sala de aula com o seu cotidiano.
Keywords: Educação em saúde ambiental
Conscientização
Água
Consumo de água (Saúde ambiental)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Aline Billo da. Análise sobre a conscientização da importância da água e a relação estabelecida no uso/consumo por alunos de uma escola da rede estatual de ensino na região do Grande Rio no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABSilva.pdf442.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.