Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16058
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Prática de ensino de língua japonesa como língua estrangeira em território brasileiro: reflexões e desafios.
Author(s)/Inventor(s): Silva, Joyce Rebello Vital da
Advisor: Hagino, Rika
Abstract: Em meio a debates referentes ao ensino de língua japonesa como língua estrangeira no Brasil, território em que há a maior comunidade descendente de japoneses e um histórico de ensino- aprendizagem de língua japonesa como língua de herança, a adoção de material didático construído no Japão para estudantes estrangeiros em território japonês é um problema recorrente. Houve tentativas de elaboração de um material focado na comunicação e na troca cultural, porém os esforços de se abordar a diversidade cultural para além da narrativa dominante ainda persiste. Este trabalho visa refletir sobre o trabalho docente de japonês como língua estrangeira e sua relação com o material didático e o ambiente disponível de ensino- aprendizagem, descrevendo a experiência pessoal como docente no Cursos de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é adotado o material Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka, da Fundação Japão, descrevendo atividades referentes a competência linguística, a habilidade comunicativa e o entendimento intercultural.
Keywords: Língua japonesa
Ensino e Aprendizagem
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Japonês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRVSilva.pdf953.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.