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Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: A contribuição da terapia ocupacional na humanização da UTI neonatal
Author(s)/Inventor(s): Farias, Thaís de Jesus
Advisor: Silva, Laura Johanson da
Abstract: O presente trabalho visa analisar o processo de humanização dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que mesmo com conquistas adquiridas nas legislações e com avanços da literatura, não apresentam grandes alterações na realidade dos prematuros. A UTIN, que deveria ser um espaço próprio para recuperação e o bem estar do recém-nascido, torna-se um ambiente estressante, impessoal e temeroso para as pessoas que desconhecem a sua rotina. Sendo assim, a equipe de saúde tem por função contribuir para a diminuição da ansiedade e do medo dos pais, propiciando-lhes condições mínimas de conforto, procurando responder aos seus questionamentos, oferecendo explicações simples a respeito da saúde e do tratamento do seu filho e concedendo maior importância à criança e não aos equipamentos ou à doença. Neste contexto, a Terapia Ocupacional (TO) atuará na UTIN junto com a equipe multidisciplinar, promovendo adaptações ambientais, diminuindo os estímulos excessivos; realizando a adequação nos cuidados ao recém-nascido, respeitando os indicadores comportamentais do bebê e utilizando os manuseios terapêuticos; além de oferecer apoio e orientações aos pais e familiares, objetivando assim um ambiente e uma assistência mais humanizada. Este estudo tem como objetivo realizar o levantamento de publicações científicas nacionais acerca do tema Humanização na UTIN, nas bases de dados online LILACS e MEDLINE, no período de 2004 a 2011. Além disso, pretendem-se apresentar as possíveis contribuições do profissional de TO, em sua relação transdisciplinar, no que se refere à assistência humanizada ao recém-nascido e sua família, na UTIN.
Abstract: The present work aims to analyze the process of humanization within the Neonatal Intensive Care (NICU), which, even with achievements acquired in legislation and with advances in the literature, do not present major changes in the reality of premature babies. The NICU, which should be its own space for recovery and well-being of the newborn, it becomes a stressful environment, impersonal and fearful for people who are unaware of their routine. Being thus, the health team's role is to contribute to the reduction of anxiety and fear of parents, providing them with minimum conditions of comfort, seeking answer your questions, offering simple explanations about the health and treatment of your child and giving greater importance to the child and not equipment or illness. In this context, Occupational Therapy (OT) will act in the NICU together with the multidisciplinary team, promoting environmental adaptations, decreasing excessive stimuli; carrying out the adequacy of care to the newborn, respecting the baby's behavioral indicators and using the therapeutic handling; in addition to offering support and guidance to parents and family members, aiming at a more humanized environment and assistance. This study aims to carry out a survey of national scientific publications on the topic Humanization in the NICU, in the online databases LILACS and MEDLINE, from 2004 to 2011. In addition, we intend to present the possible contributions of the OT professional, in their transdisciplinary relationship, in the which refers to humanized care for newborns and their families in the NICU.
Keywords: Terapia ocupacional
UTI neonatal
Humanização
Occupational therapy
Intensive care units, neonatal
Humanization
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Program: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Production unit: Maternidade Escola
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jun-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FARIAS, Thaís de Jesus. A contribuição da terapia ocupacional da humanização da UTI neonatal. 2011. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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