Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16127
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dc.contributor.advisorSoares, Vanessa Brulon-
dc.contributor.authorSilva, Isabela Sant’Ana Bittencourt-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:49:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Sant'Ana Bittencourt da. Universidade para todos? Um estudo sobre a democratização do ensino superior. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16127-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUniversidade para todos? Um estudo sobre a democratização do ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7455566261719778pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a revolução econômica e cultural promovida pela legitimação da educação como instrumento de dominação social e de mobilidade entre classes, bem como, a compreensão do ensino superior como um dos pilares da democracia na modernidade, além dos esforços para democratizar esse nível de ensino em todo o mundo, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a implantação de políticas públicas para ampliação do acesso ao ensino superior colaboraram para a democratização desse nível de escolarização no Brasil, através da verificação do perfil dos graduandos concluintes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), entre os anos de 2017 e 2019. Os dados foram coletados do Questionário do Estudante, que é parte do referido exame e aborda questões de cunho socioeconômico, em seguida os dados foram estruturados para possibilitar uma comparação entre as diferentes universidades e cursos selecionados, a fim que fosse possível analisar a distribuição percentual entre as alternativas. Por último, o estudo verificou se o perfil socioeconômico dos concluintes demonstra uma democratização do acesso ao ensino superior, a partir das formas de democratização do acesso ao ensino superior propostas por François Dubet no artigo “Qual a democratização do Ensino Superior?” Os resultados indicam que a massificação do acesso ao ensino superior sugere uma tendência positiva no que se refere à diversificação do perfil econômico dos graduandos, entretanto, também demonstra pouca representatividade no perfil étnico dos concluintes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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