Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Marcus Vinicius de-
dc.contributor.authorCosta, Victor de Almeida-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:54:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSTA, Victor de Almeida. A nova identidade visual da Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014.1): entre as tradições visuais acadêmicas e o design gráfico moderno. 2021. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16216-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectSímbolopt_BR
dc.subjectLogotipopt_BR
dc.subjectAcademias de Belas Artespt_BR
dc.titleA nova identidade visual da Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014.1): entre as tradições visuais acadêmicas e o design gráfico modernopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho terá, inicialmente, o escopo de demonstrar como as primeiras academias de arte se identificavam visualmente, com o intuito de observar algumas características institucionais para contrapor aos novos conceitos de identidade visual corporativa, desenvolvidos pela tradição do design gráfico modernista nas escolas de design. O principal objetivo é detectar indícios desses dois modelos de representação institucional – símbolo e logotipia – na atual assinatura visual da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, elaborada por um projeto desenvolvido em 2014.1, pela ex-aluna da EBA, Mayara Lista. Dessa forma, procura-se entender como a atual identidade visual EBA/UFRJ manteve algum resquício da visualidade gráfica desenvolvida pelas academias de belas artes e, em que medida, absorveu os dogmas gráficos estabelecidos pelo design.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VACosta.pdf6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.