Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1623
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Agendamento enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência
Author(s)/Inventor(s): Severo, Bruna Meireles
Advisor: ElHajji, Mohammed
Abstract: Analisa o processo de formação da opinião pública à luz das propostas teóricas do agenda-setting (agendamento) e do framing (enquadramento). A tese do agendamento sustenta que os meios de comunicação de massa definem a ordem do dia, sugerindo às pessoas sobre o que devem pensar. Já a teoria do enquadramento argumenta que a mídia cria molduras para as notícias, orientando as pessoas sobre o olhar que devem ter sobre alguns assuntos. As duas teorias dialogam entre si. E a relação que se estabelece entre elas é abordada, neste trabalho, a partir da análise do conteúdo da mídia e do posicionamento da opinião pública durante o período que antecedeu o referendo do desarmamento, realizado no Brasil, em 2005. Bastante criticadas, as teorias da agenda-setitng e do framing trazem à tona uma das principais questões acerca dos meios de comunicação: quais são seus reais efeitos sobre a audiência?
Keywords: Imprensa
Discurso
Persuasão
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jul-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SEVERO, Bruna Meireles. Agendamento, enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência. 2007. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSEVERO.pdf512.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.