Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1623
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Agendamento enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência |
Author(s)/Inventor(s): | Severo, Bruna Meireles |
Advisor: | ElHajji, Mohammed |
Abstract: | Analisa o processo de formação da opinião pública à luz das propostas teóricas do agenda-setting (agendamento) e do framing (enquadramento). A tese do agendamento sustenta que os meios de comunicação de massa definem a ordem do dia, sugerindo às pessoas sobre o que devem pensar. Já a teoria do enquadramento argumenta que a mídia cria molduras para as notícias, orientando as pessoas sobre o olhar que devem ter sobre alguns assuntos. As duas teorias dialogam entre si. E a relação que se estabelece entre elas é abordada, neste trabalho, a partir da análise do conteúdo da mídia e do posicionamento da opinião pública durante o período que antecedeu o referendo do desarmamento, realizado no Brasil, em 2005. Bastante criticadas, as teorias da agenda-setitng e do framing trazem à tona uma das principais questões acerca dos meios de comunicação: quais são seus reais efeitos sobre a audiência? |
Keywords: | Imprensa Discurso Persuasão |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-Jul-2007 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SEVERO, Bruna Meireles. Agendamento, enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência. 2007. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSEVERO.pdf | 512.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.