Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16356
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Fangirls: os ecos da tradição misógina da arte ocidental na produção e consumo da cultura pop |
Author(s)/Inventor(s): | Gaudie-Ley, Luiza Schubert |
Advisor: | Ribeiro, Vinicios Kabral |
Abstract: | Esse trabalho tem como objetivo justificar o desprezo aparente direcionado às artes que tenham um público majoritariamente feminino e, especialmente, jovem. Busco evidenciar que o histórico da mulher na arte ocidental é marcado pela desigualdade de gênero, demonstrando que essa relação não é um fenômeno exclusivo do contemporâneo. Dessa forma, o olhar feminino acerca de diversas formas de arte, destacando elementos da cultura pop contemporânea, incluindo os meios literário, audiovisual, midiático e musical é mencionado. Nesse contexto, o fenômeno dos fandoms, fanfiction e a cultura das fangirls será inserido no debate, assim como seus contextos históricos e impactos globais, junto com o debate do lugar que a mulher ocupou e ocupa na arte, seja ela a produtora, ou a representada, e por que esses conteúdos são menos validados e considerados pela sociedade. |
Keywords: | Cultura pop Fandom Fangirls Misoginia |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Production unit: | Escola de Belas Artes |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | GAUDIE-LEY, Luiza Schubert. Fangirls: os ecos da tradição misógina da arte ocidental na produção e consumo da cultura pop. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSGaudie-ley.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.